.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao Cidadão das 9h - 16h30

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Meio Ambiente incentiva cadastramento no banco de áreas do "Programa Nascentes"

Departamento de Meio Ambiente incentiva o cadastramento de áreas no banco de áreas do "Programa Nascentes" para fins de restauração ecológica


Departamento de Meio Ambiente incentiva cadastramento no banco de áreas do

O “Programa Nascentes” alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa do Governo de Estado otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

Segundo dados desse Programa, hoje são 50.080.014 mudas plantadas, 30.042 hectares em restauração o equivalente a 42.076 campos de futebol.

 

Cadastro de Áreas dos proprietários interessados

Um dos objetivos do Programa Nascentes é apoiar proprietários e possuidores rurais, em especial os pequenos, para que realizem, sem custos, a restauração obrigatória de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades.

O Banco de Áreas do CAR é composto por Áreas de Preservação Permanente (APP) desprovidas de vegetação, resultantes da manifestação de interesse dos proprietários no momento da inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os restauradores geralmente são empresas com obrigações ambientais a cumprir ou financiadores voluntários, que arcam com os custos dos plantios e sua manutenção até que alcancem os indicadores necessários.

Os proprietários e posseiros rurais interessados em participar do programa e terem áreas da propriedade restauradas (APP, Reserva Legal e área comum) devem preencher o formulário através do link abaixo, informando e-mail e telefone atualizados. Esses dados serão informados aos restauradores para que esses possam entrar em contato com os proprietários dos imóveis rurais. Todos os acertos necessários devem ser feitos diretamente entre as partes interessadas.

Clique aqui e preencha o Formulário para cadastro de propriedade do CAR: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZEHmex2sc_8h9yZfpdgI3x1IvpxOd9maeqeGaAKmbYkR0eg/viewform

 

A atuação do Programa Nascentes relaciona-se com 4 ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) proposto pela ONU com metas até 2030, sendo eles:

  • 6 – Água potável e saneamento;
  • 13 – Ação contra a mudança global do clima;
  • 15 – Vida terrestre e
  • 17 – Parcerias e meios de implantação.

Para maiores informações, os interessados podem ligar no Departamento de Meio Ambiente no (19) 3651-9692 ou acessar diretamente o Programa Nascentes através do site: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/

 

*Imagem: Reprodução Internet

940 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Município de Espírito Santo do Pinhal - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.