.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao Cidadão das 9h - 16h30

Turismo - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Milhares de devotos participam da 110ª edição da Festa de Santa Luzia em Espírito Santo do Pinhal

É a festa religiosa de maior expressão no município. Calcula-se que na primeira quinzena deste mês, durante as festividades, mais de 40 mil pessoas passarão pelo local, ponto de peregrinação e devoção à Santa protetora dos olhos


Há 110 anos a cidade de Espírito Santo do Pinhal mantém firme a tradição da Festa em louvor a Santa Luzia. Milhares de devotos da protetora dos olhos, de acordo com a crença católica, participam das festividades e das missas que acontecem no Santuário, localizado no bairro rural que leva o nome da Santa. É a festa religiosa de maior expressão no município. Calcula-se que na primeira quinzena deste mês, durante as festividades, mais de 40 mil pessoas passarão pelo local, ponto de peregrinação e devoção, que recebe toda infraestrutura para receber os fiéis. 

 

A devoção a Santa Luzia é tão expressiva em Espírito Santo do Pinhal que o dia 13 de dezembro, dia de comemoração à Santa, é feriado municipal. Neste dia, acontecem diversas missas no Santuário, reunindo sacerdotes da cidade e de toda a região.

 

História de fé e devoção

 

O Santuário de Santa Luzia está localizado no bairro rural de mesmo nome na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP. Até o final do século XIX as terras faziam parte da Fazenda Monte Alegre, que pertencia ao tenente-coronel Vicente Gonçalves da Silva. Em 1868, casou-se com a Dona Francisca Tomázio, carinhosamente conhecida na época por Chiquinha Ramos.

 

Por ser muito religiosa, passou a se preocupar muito com a saúde dos colonos, em especial aqueles que tinham problemas na vista. Na ânsia de ajudá-los, dona Chiquinha dedicou-se às orações e a devoção à Santa Luzia, a Santa protetora dos olhos. 

 

O marco da devoção à Santa Luzia ocorreu em 1908, com a chegada da imagem da santa em sua residência. A imagem veio de Fuscaldo (Itália) através da Estação Ferroviária Mogiana e até os dias de hoje está no Santuário para adoração dos fiéis.

2371 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Município de Espírito Santo do Pinhal - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.