Espírito Santo do Pinhal atinge nível máximo em indicador que avalia a qualidade da educação

Educação - Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019


Espírito Santo do Pinhal atinge nível máximo em indicador que avalia a qualidade da educação

Uma excelente notícia para a Educação de Espírito Santo do Pinhal. A divulgação do IOEB  - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, apresentou avanços significativos e colocou o município no nível 4, o mais elevado, considerando as oportunidades educacionais e os avanços obtidos. A nota da educação pinhalense em 2019 foi de 5,3, maior que a média nacional, que é 4,7, e aponta um crescimento contínuo ao analisar os resultados anteriores (5,2 em 2017 e 5,0 em 2015).

 

O IOEB é um conjunto de dados de apoio na atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o processo educacional. No Brasil, cerca de 24% dos municípios não conseguiram mostrar avanços e 71% dos municípios ficaram abaixo da média nacional de 4,71.

 

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, professora Marilda dos Santos Miglinski, o resultado é uma somatória de esforços do poder público e da comunidade escolar na busca continua pela formação e excelência de ensino oferecido aos alunos.

 

“Ficamos muito felizes porque é a confirmação que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações efetivas que possibilitam a transformação da nossa sociedade através da educação. É muito gratificante e ao mesmo tempo desafiador, uma vez que trabalhamos muito para promover uma educação de qualidade em nossa cidade. Uma conquista que é de todos nós”, disse Marilda. 

 

O IOEB é um indicar que não considere apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas, a formação de professores, a experiência dos diretores, formação continuada da equipe pedagógica, etc. Toda a metodologia de estudo segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu parâmetros para a elaboração dos currículos escolares. 

 

Para o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior, o índice reflete o empenho da administração pública ao priorizar os investimentos na área educacional. “Sabemos que os recursos são escassos, por isso precisamos fazer uma gestão firme e pautada na eficiência. Esse resultado demonstra que cada centavo na educação está bem aplicado, pois temos uma equipe coesa e comprometida com a qualidade de ensino das nossas crianças e jovens pinhalenses. É um sentimento de grande felicidade por essa conquista, na qual parabenizo toda a equipe da Educação”, destacou o prefeito. 

 

A gestão do IOEB está sob responsabilidade da Comunidade Educativa CEDAC com a parceria técnica do Conhecimento Social e Metas Sociais. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize. 

Município


Espírito Santo do Pinhal