O Departamento de Obras da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal iniciou, nesta quarta-feira, 22, a obra de canalização aberta do córrego Maria Joaquina. O projeto foi aprovado e autorizado a emissão da ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação no último dia 10.
De acordo com o departamento, o serviço é fundamental para solucionar os problemas de inundação, erosão e vazão das águas ao longo do córrego. Ainda conforme o departamento, a obra abrange dois trechos. O primeiro, da Rua Sebastião Cerrato até a Rua Leocádio de Farias, e o segundo, da Rua Leocádio de Farias até a Rua Carlos Marcondes de Andrade.
Por se tratar de uma obra fundamental e o serviço atingir um trecho extenso do córrego Maria Joaquina, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu autorização de remoção de algumas árvores. A permissão por parte da companhia se deu por serem espécies exóticas e frutíferas, entretanto, a Prefeitura realizará a remoção de algumas delas e irá replantá-las no Lago Municipal.
Espírito Santo do Pinhal